São José recebe oficina de fotografia na próxima quarta

Oficina acontece no Museu Municipal e oferece 30 vagas

São José recebe oficina de fotografia na próxima quarta

21.03.2024

São José dos Campos recebe na próxima quarta-feira (27), às 18h, uma oficina gratuita de enquadramento e composição fotográfica para iniciantes. A capacitação acontece no Museu Municipal, na região central da cidade.

A inscrição, para quem tem mais de 13 anos, deve ser feita pelo aplicativo gratuito São José Viva. São oferecidas 30 vagas.

O curso, que é ministrado pela fotógrafa Melissa Szymanski, é realizado em parceria com o MIS (Museu da Imagem e do Som).

O objetivo é que os participantes tenham uma base para começar a clicar de maneira consciente e criativa pelo olhar fotográfico.

A oficina, portanto, é um convite à observação, ao aprendizado da seletividade do olhar por meio dos ensinamentos de regras clássicas e ao treinamento da visão, captada pelo aparelho fotográfico.

Parceria

AFundação Cultural Cassiano Ricardo renovou, em 13 de março, a parceria com o MIS (Museu da Imagem e do Som), durante o Encontro Estadual Pontos MIS, que reuniu em São Paulo representantes de mais de 120 municípios paulistas.

O acordo também garante a exibição de filmes no Cine Santana, na região norte de São José dos Campos.

A partir de abril, quatro filmes mensais voltam a ser exibidos gratuitamente no local.

A fotógrafa

Melissa Szymanski é fotógrafa formada e pós-graduada pela FASM (Faculdade Santa Marcelina). Participou de diversos cursos em Milão (Itália), nas áreas de fotografia de moda e still life. Trabalhou na revista italiana Moda Pelle na execução de editorias e publicidade. Atuou como docente de fotografia na FASM, IED (Istituto Europeo de Design), Sesc, Centro Universitário Belas Artes e elaborou durante sete anos aulas de fotografia na Escola São Paulo.

Coordenou o workshop de fotografia: Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral pela Oficinas Culturais do Estado de São Paulo.

Recentemente, tornou-se docente na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em diversos aparelhos e no projeto Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som. Foi convidada no primeiro congresso on-line de Fotografia de Moda, abordando o tema: A Fotografia de moda no Brasil: criação ou cópia? Desenvolve seu trabalho como fotógrafa para agências de modelos, em diversas marcas, sites e reportagens. Colaborou em matérias sobre arte-educação em veículos como Veja SP, Caras, Revista Cásper Líbero, Canal TV Brasil.